
Na verdade, acho que a culpa remonta ao pecado original, quando a espécie humana é expulsa do paraíso por desobedecer uma ordem de Deus. Ela é infinitamente acentuada com o surgimento do Catolicismo e todas as formas de auto-punição que vieram no pacote.
Já Freud dizia que a culpa remonta ao complexo de Édipo, seu parricídio e outras coisas que não compreendo muito bem.
E a culpa que alguns sentem naturalmente acaba virando arma nas mãos das pessoas mais próximas. Durante muito tempo, cientes desse meu ponto fraco, namoradas e outras mulheres com quem me relacionei aproveitaram para conseguir o que queriam.
Depois de meu último relacionamento, isso mudou. Entrei numa fase mais galinha e não tive medo de falar o que pensava para as mulheres com quem eu saía. É claro que isso pode gerar episódios desgradáveis, inclusive algumas pessoas podem pensar que você é um canalha, mas eu digo que é o exato oposto.
Assim, deixei de sentir essa angústia desagradável chamada culpa e finalmente me dei conta da sensação de liberdade que isso proporciona. Os verdadeiros canalhas que o digam!
16 comentários:
Esse teu post soou pra mim como justificativa. Na sua concepção canalha verdadeiro deve ser o que não deixa claro que não quer se relacionar de verdade com a mulher, né?
Sofro por causa da culpa, certamente é meu ponto fraco, mas você guarda segredo, né?
O bacana de falar o que realmente pensa e sente é que ninguém entra desavisado na conversa.
Ela sempre sabe por que está fazendo isso com você e não tem motivos para se enganar.
Minha politica sempre: isso me faz um canalha escroque? Foda-se!
Mas me torna honesto.
Se para se livrar da culpa, o sujeito sente a necessidade de virar canalha... Desconfio que é culpa incorporada, dessa que não desacompanha nunca.
Mas ser sincero está longe de assumir canalhice, e é ótimo. Ser bom, não ser otário.
Meu beijo.
O mais foda de ser um culpado compulsivo é que geralmente você aprende a jogar com essas armas também e tenta conseguir o que quer dos outros pela culpa.
Não funciona, lógico (nem todo mundo tem a consciência tão facilmente pesável), e você ainda fica se sentindo incompetente. E duplamente culpado.
Nossa, existem tantos artifícios para se livrar da culpa, homens são craques nisso, chega a ser admirável...
beijos
Muito interessante teu ponto de vista. E correto no fato de abrir o jogo e falar o que pensa e sente, mas é pra fazer isso mesmo, ficar enganando, mentindo...isso sim é coisa de canalha. Eu sei que tem uns homens que se sentem sendo canalhas mas tolos os coitados que esquecem que canalha não presta. Como um homem assim consegue deitar e dormir sem culpa??
Aliás, tbm existem muitas mulheres canalhas, by the way.
Tive meus tempos de canalha, mas o canalha costuma envelhecer só.
É um prazer fugidio, como a cocaína. Te torna o melhor de todos, depois te consome sem dó.
Acho que a culpa não é algo de que se livra fácil assim, mas depois você se acostuma a ignorá-la e vive a sua vida - de canalha, no seu caso. Mas antes ser canalha e assumir do que ser um canalha disfarçado sensível. São os piores tipos, dá raiva! Melhor abrir o jogo sempre!
Beijos
Canalhas são pessoas sinceras,
não mentem um amor que não sentem,
e não acreditam no felizes para sempre, ou seja, eu
shaushaiushasihia,
até!
Culpa... É foda, sinto muita.
:*
Acho que era em "Muito Barulho por Nada" que o Tio Shakespeare falava que antes ser um vilão sincero do que um honrado adulador...E sinceridade funciona, ainda que muitas pessoas discordem...E bem...Pode me adicionar no time dos culpados...
Talvez seja mais uma variável da maldição. Não existe culpa. Ela simplesmente não passa por estas bandas.
O que dói um pouco, às vezes, é ver alguém chorando ou sofrendo. Mas culpa pelo feito? Jamais.
Véio: assim que conseguirmos burlar o sistema chato aqui, leremos o post "Minta". Vai que brilhará como um grande momento de aprendizado.
Por enquando, vivemos no "Omita"
Abraço!
Muito bom mo assunto desse post, o sentimento de culpa é um dos males dessa nossa sociedade, e geralmente, ela não vem sozinha vem uma mentira junto pra tentar disfarçar, mente-se para o outro e mente-se para si mesmo.
Coisas do ser humano.
Nossa, me livrar da culpa seria estar " a dois passos do paraíso".
canalhice é uma questão, também, de oportunidade. A ocasião faz o ladrão, ou a ladra, isso é certo. Idepende do gênero, é uma questão de tempo.
beijaaa
Prefiro a sinceridade. Muitas vezes a mulher, pelo menos eu, só quer um momento prazeroso. Pra que perder tempo com histórinhas floreadas?
Viva a sinceridade!
Postar um comentário