É chavão dizer que não existe nada mais egoísta do que o ser humano. Na minha opinião, o conceito nem cabe: não existem tais coisas como altruísmo e egoísmo simplesmente porque o altruísmo é uma fantasia.

Explico: nenhum conceito existe sem o seu oposto. Quando um animal cuida de sua prole, seu instinto avisa da necessidade de proteger seus descendentes. Se é de uma espécie que não cuida, é porque já existe outro mecanismo de sobrevivência. Nós somos humanos, não funcionamos à base do instinto, mas temos nossos mecanismos de compensação.
Porque quando buscamos o bem alheio, não buscamos nada além da satisfação pessoal com o feito.
9 comentários:
Verdade...
O ser humano é, ponto.
(maldita carência)
Meu beijo pra você.
"quando buscamos o bem alheio, não buscamos nada além da satisfação pessoal com o feito"
Não tinha pensado por este lado... é, neste caso, estaria tudo interligado. Sem opostos.
Beijos
A humanidade é como um saco de laranja, a maior parte parte é podre.
abraços
de luz e paz.
Hugo
Há filosofós que dizem que nos reconhecemos ao ver nós mesmos no outros... discuti sobre o egoísmo hoje mesmo. Toda ação humana por ser taxada de egoísta, porque sempre parece haver uma intenção ou mesmo algo não intencional(objetivo) que acaba retornando como vantagem para quem a faz, de alguma maneira, e por isso todo ato é para si. Desde modo, se é sempre assim, então podemos pensar no oposto, que nada também é. Por que se é sempre assim, tanto faz, e devemos buscar outros parâmetros para medir o que quer que desejamos fazer com essa palavra, "egoísmo". Uma questão: existe mais ou menos egoísmo? Abraço.
Egoísmo maior ou menor? Quase altruísmo?
É DANDO que se RECEBE
Basicamente qualquer coisa legal que se faz é achando que isso vai resultar em vantagem ou evitar algum castigo. Mas tento não pensar nisso se vou ajudar alguém a atravessar a rua.
Eu não concordo — em partes.
Conversei sobre isso com uma amiga faz pouco tempo. Pessoalmente, acho que na maioria das vezes esses atos de caridade são feitos para nos livrarmos de algum peso na consciência.
Postar um comentário